15 de janeiro de 2008

Tutorial Masonry Wizard (PT-BR)

Masonry Wizard é um plugin que foi desenvolvido por Paul Spooner, mais conhecido no blenderartist como Dudecon ou Ziggy.

O objetivo desse plugin e gerar randomicamente passeios de pedra ou muralhas, sejam elas com janelas, portas ou seteiras (aberturas no topo da muralha onde os arqueiros se localizavam). Abaixo uma imagem para visualização da interface.


Instalando o Plugin


No entanto para utilizar esse plugin você deve baixa-loMasonry Wizard.py, será necessário copiar o arquivo para a pasta;

C:\Program Files\Blender Foundation\Blender\.blender\scripts


Acessando o Plugin


Após ter copiado o arquivo .py para a respectiva pasta já no Blender vá até o menu da janela na opção Scripts Window (veja imagem abaixo);


Após ter selecionado a opção Scripts Window, acesse o menu Scripts>Wizards>Auto Masonry. (Veja imagem abaixo);

Agora vamos conhecer as áreas dessa interface.


Conhecendo a interface do Plugin


O botão Criar a Muralha! Se você pressionar esse botão ele
criará uma muralha automaticamente, no entanto não estamos nessa parte ainda


1. MURALHA (veja imagem abaixo para compreender melhor o item C):
a. Comprimento do muro;
b. Altura do muro;
c. Straight Edges (O muro tem suas paredes alinhadas) / Offset Edges (O muro tem o final da sua parede não alinhada).


2. PEDRAS (Geradas randomicamente, os valores abaixo estabelecem os limites mínimos e máximos):
a. Comprim. Mí / Comprim. Má (Comprimento mínimo e máximo que podem ter as pedras);
b. Chanfrado Mí / Chanfrado Má; (Chanfrado ou entalhe da pedra);
c. Altura Mí / Altura Má; (Altura mínima e máxima das pedras);
d. Chanfrado; (Chanfrado ou entalhe geral da muralha, estabelecer uma proporção entre Chanfrado Mí e Má, recomendo que a opção Chanfrado seja sempre menor que a Chanfrado Mí, preferencialemente 0.3 para 1.3 resultado abaixo demonstrado);

Diferentes ajustes entre Chanfrado e Chanfrado Mí. e Má.
e. DEP (Distância entre as pedras, quanto maior a distância maior o espaço entre pedras);
f. EPM (Espessura entre pedra e a massa para cola-las);

3.Pedras por linha (essa variável altera a quantidade de pedras por linha na muralha, aumentando com isso o numero de variações, dependendo do que for feio e interessante a utilização para grandes variações ou não);
4. PORTAS/JANELAS/SETEIRAS
a. Altura / Comprimento (definem naturalmente a altura e o comprimento da porta, janela ou seteira);
b. Intervalo (Baseando se no ponto médio da Janela A e da B defini-se a quantidade de Janelas dentro do espaço da muralha, quanto maior o comprimento menor a quantidade de Janelas na muralha, quanto menor o comprimento das janelas, maior a quantidade de janelas na muralha, isso e claro mantendo-se intocado o valor do interva-lo);

c. Posição (Estabelecendo como referência o canto esquerdo da muralha, salvo quando se tem janelas que a referência se torna o primeiro intervalo entre janelas);


Utilizando o plugin de forma personalizada


Pressione a barra de espaço vá na opção Add>Curve>Path
depois de adicionar o path vc pode fazer alguns ajustes no mesmo ou acrescentar mais nós. Mas lembre-se o comprimento da muralha e definido no plugin, veja a imagem abaixo de como a muralha segue o path que foi criado, no entanto como os tamanhos dos tijolos foi configurado muito grandes as curvas eles faz o mesmo ajuste que uma pessoa ao fazer essa curva faria com os tijolos sem quebra-los.

E naturalmente o botão sair para cancelar a operação, espero que gostem desse tutorial e me dêem um feedback espero que façam muitos comentários e difundam essa magnífica ferramenta que é o Blender.

3 comentários:

Anônimo disse...

Cara, muito bom!!! Meus parabéns e obrigado. Vou ficar de olho no seu blog.
abração.

pajO disse...

Muito obrigado.

Ja tens um fiel seguidor em Portugal... Eu.

Muito obrigado.

pajO disse...

Fiz um teste com este fabuloso plugin. Experimentei tirar o grout das paredes da frente e dos lados ficando apenas o wall (para ver se dava para usar o physics nas pedras) e por isso nota-se o espaço vazio entre elas :)

Obrigadão Tiago... foco à espera da evolução do plugin, como te disse, quero simular um terramoto.

O teste encontra-se em:
http://video.google.com/videoplay?docid=-5454794890405680121